FOTO DA TURMA DE TIA SELMA

colégio pimentel



A HISTÓRIA DO COLÉGIO  PIMENTEL

A Pedagoga Jailma Maria Pimentel Barbosa, com filhas já em idade escolar, queria uma escola voltada para um ensino de qualidade e atrelada a uma formação Ética e Cristã. Mas percebeu que, para isso, teria que empenhar muito esforço para quebrar velhos paradigmas de Ensino que norteavam a Educação de nosso município.
Desde então, surgiu um sonho: Ter uma escola de primeira linha e com alto padrão de qualidade no município de Lagoa do Carro – PE. Com o apoio de seu esposo, Gessé José Barbosa, primeiro e atual Diretor Administrativo da Instituição, nasceu em agosto de 2001 O Instituto Educacional José Mariano Pimentel.
A Instituição sempre funcionou, situada a Rua: Joaquim Claudino, 15 – Soledade, a partir do ano de 2005, temos conseguido ampliar as nossas instalações de forma significativa.
O sucesso se refletiu no crescimento acelerado no primeiro ano de trabalho, tínhamos 29 alunos e uma equipe pedagógica composta por apenas quatro professores, entre eles: Selma Enedina Gomes Pajeú, Daniela Gomes, Joseane Pimentel.
Em pouco menos de três anos a escola já alcançou o título de maior Instituição de Ensino de nosso município, como a “Melhor” estrutura pedagógica, o mais moderno material didático e uma excelente equipe, oferecendo aos nossos alunos uma infra-estrutura capaz de garantir aos nossos alunos a melhor preparação e os melhores resultados, sendo comprovados pela população Lagoense do Carro.
Atualmente a Instituição tem pouco mais de 400 alunos de ambos os sexo, raça, cor, credo, enfim, trabalhando com respeito as diferenças. Nosso quadro de professores é composto de 19 profissionais da educação, com formação apropriada para atuação docente, sendo eles: Selma Enedina Gomes Pajeú, Géssica Maria Correia de Almeida, Tammyres Glaydsan de Lima Silva, Giselly Julianne da Silva Santos, Maria Daiane Bezerra de Mendonça, Sílvia Poliana de Sousa Mateus, Rafael Guilherme Santiago, Josângela Morais de Oliveira, Leide Cléia da Silva, Kellyne Gleyce Claudino de Oliveira, Roseane Rosa da Silva, Laís Donato nascimento de Paula, Fernanda marcela Correia Tavares, José Kílmison Barbosa de Andrade, Júlio César da Silva , João Correia de Melo Neto, Célia de Albuquerque Mendes , Jailma Maria Pimentel Barbosa e Gessé José Barbosa.
Em agosto de 2006, a escola ampliou seus serviços para atender ao ensino fundamental de 5ª a 8ª Séries. No mesmo ano de 2006 foi também inaugurado um espaço maior de convivência, com área verde, quadra esportiva, cantina, palco para apresentações, salas de aula amplas e arejadas.
Entendemos a função social da Escola como promotora do progresso quanto Instrumento de ascensão social, pensando nisso dispomos de um currículo arrojado, tendo como disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, dentre outras, Enfatizando o Ensino Religioso e a disciplina de Direito da Cidadania como base de uma sociedade mais justa. Tudo isso no Ensino Fundamental. Na educação Infantil, temos como base teórica, os parâmetros Curriculares para Educação Infantil e os seus fundamentos e Diretrizes.
Além disso, montamos o nosso Projeto Político Pedagógico, valorizando a filosofia de desenvolvimento Integral de ser humano, focando as múltiplas inteligências que GARDNNER, defende.
Dentre elas, oferecemos o ensino de música, Educação Física, Educação Artística, xadrez, como desenvolvimento das Inteligências, musical, corporal, lógico matemática, respectivamente.
A Escola pertence a esfera particular de ensino.
Em suma, Crescimento e Compromisso são as palavras que definem a trajetória do Colégio José Pimentel até aqui. Fato que a Direção atribui primeiramente a Deus, de onde vem a força e capacidade; e também a todos aos alunos, que têm feito do Colégio sua fonte de saber a alegria, a todas as famílias que confiem no trabalho desenvolvido e a todos os funcionários, que se empenham para fazer o melhor a cada dia.